E Cinco Minutos Depois…

10589063_10204600739045515_2138895505_n

Esse post poderia se chamar “Lista Para se Fazer Antes dos 60 anos”, porque é assim que me sinto com meu livro. Eu poderia narrar também sobre os dois posts imaginários que passei a noite construindo (leia-se duas histórias de ficção) e que na manhã seguinte, e nem na próxima, e nunca foram publicados por aqui.

Mas decidi chama-lo de “Cinco Minutos Depois” porque foi assim que se decorreu. Nem mais, nem menos. Não sei como começou, mas receber várias notificações de comentários do meu livro no Wattpad despertou algo que estava adormecido e somando a parte que esse ano de 2014 meu anjo anda me dando tapas na cara e dizendo “agora vai, menina! desempaca da vida!” fizeram com que ontem a noite eu tivesse um chilique que durou cinco minutos e as consequências poderão ser evidenciadas agora e pelas minhas gerações futuras.

Talvez tenha começado com meu emprego que durou dois meses, ou o término de algo que durou metade da minha vida. Ou talvez bem antes e os três meses fora do país tenham tido efeitos que eu não havia constatado antes, mas de uma coisa estou certa: 2014 não foi um ano de procrastinação.

Eu já sou preguiçosa naturalmente, as coisas andam bem devagar comigo, preciso estudar, verificar, analisar, pensar, dormir, comer, analisar mais um pouco, ler 10 livros sobre o assunto até que algo saia da teoria e entre na prática. Então pensar que arrumei um emprego no começo do ano e acabei com algo que não estava certo, foram duas rupturas gigantescas no meu modo “confortável” de viver.

E essa sou eu tentando encontrar explicação para o que fiz ontem à noite.

Eu procrastinei com meu livro, admito. Eu não tenho nem uma cópia em papel sulfite encadernado do meu livro, também admito. Recebo comentários me perguntando se parei de escrever meu segundo livro e não ando respondendo sobre isso, também admito. Ok, admito.

Mas meu anjo ontem à noite deve ter me dado uma bofetada doída, porque entrei no tranco e a coisa começou a funcionar. O negócio é: mandei imprimir um exemplar do meu livro Antes que o Verão Acabe.

Pode cair da cadeira agora.

Eu já havia tentado me cadastrar no KDP da Amazon, a plataforma de auto publicação, mas amarelei (ou procrastinei) bem na hora H e no mesmo dia descobri duas plataformas que fazem impressão de exemplares de auto publicação impressa. O LULU e o Create Space.

Na época, eu escolhi fazer uma conta no LULU, porque ele tem vínculo com o Wattpad e você pode deixar o link do livro impresso para compra no próprio Wattpad. Mas, depois de algumas tentativas sem animo algum de finalizar o processo de impressão, eu deixei de lado e segui minha vida.

Bendito seja o Cinco Minutos de Sua Vida, Amém.

Ontem à noite: bofetada na cara e… Decidi continuar o projeto. Primeiro inclui no pacote a MJ e fiz ela prometer que iria fazer a capa completa para o livro impresso. Depois de muita pesquisa, descobrimos que no próprio LULU tem um programa que te deixa montar uma capa para livro impresso, caso você não tenha uma e nem queira pagar um profissional por uma.

Achei a plataforma demais! É empolgante, te deixa super inspirada a continuar e muito, muito fácil de mexer. Porque, acredite, se eu consegui, até seu gato de estimação consegue (não diminuindo a inteligência de seu felino de qualquer maneira). Para se cadastrar é simples e bem rápido.

Por lá, você consegue escolher se quer em paperback ou hardback e se seu hardback é aquele chamado coverback (que a capa é no próprio hardback) ou se é com a jacket (que tem aquela folha que protege o hardback e aí sua capa ficaria na jacket, lá é chamado de dust cover). Os nomes parecem difíceis, mas eles te dão o exemplo na própria página enquanto você escolhe.

Photo
PAPERBACK
Photo2
HARDBACK com a JACKET

Eu escolhi hardback com a jacket (é o produto mais caro!) e a metragem de 6×9 que é o tamanho de um livro um pouco maior que o normal, mais ou menos como a gente vê os hardbacks nas livrarias. Não se preocupe, todas as medidas também são dadas em centímetros.

Depois que você escolhe a cor, o tipo, tamanho, cor da folha, cor do título, cor do hardback o próximo passo é fazer o upload do seu arquivo. Na própria página vai ter o download para você fazer dos templates que precisa usar. Um arquivo de Word exemplifica como montar um livro com a cara “profissional” e o outro arquivo Word é em branco, mas com as metragens que você precisa usar para fazer o upload. Ou seja, abra seu arquivo com seu livro, copie o conteúdo e jogue nesse arquivo em Word que o LULU te deu, assim seu livro já vai ter o número de páginas exato que vai sair no impresso e toda metragem certinha.

Depois de alinhar tudo que precisava ser alinhado e ver se cada passo estava na página que deveria estar, eu tentei fazer o upload em Word, mas toda vez que abria o arquivo no LULU ele aparecia todo desalinhado de novo. Para não dar problema, eu salvei o arquivo em PDF e depois disso o upload e o arquivo que o LULU leram ficou perfeito.

O próximo passo é a capa. A plataforma de criar capas do LULU mais nova é uma pedra no caminho e depois de várias tentativas frustradas eu desisti e fui para a plataforma antiga. No meu caso, eu já tinha a capa frontal pronta, feita pela MJ, então o que eu tive que fazer era só colocar as cores e as fontes que seriam usadas no texto da lombada (chamada de spin), na contra capa e nas duas abas laterais da jacket.

Claro que não é algo: “Meu Deus, que profissional! Para que contratar um capista e jogar 1.000 reais fora?”. Também não é assim! Se você é como eu e não entende nada disso, o máximo que vai sair é algo que tropeça no “feito em casa por uma criança” com “máquina de profissional”. Porém, vamos encarar que é bem melhor do que 300 folhas soltas de sulfite jogadas na sua escrivaninha.

coverfoto
capa aberta

Mas, voi a lá! Livro pronto. E eu não gastei nem cinquenta centavos na brincadeira. (Mentira, que um ano atrás eu tive que comprar a capa do meu livro e isso custou $40).

Ele não está a venda, claro! E só eu consigo visualizar, mas já pedi meu exemplar e daqui um mês ele chega. E, AI MEU DEUS!, não vejo a hora de colocar ele na minha estante. Dá para acreditar, um livro meu, escrito por mim, minha história, meus personagens, do ladinho de livros como George Martin e J.K.Rowling na minha estante?!

O livro, em hardback, custa caro e jamais alguém compraria um livro de uma completa estranha por R$60,00. Então, não dá para pensar em imprimir diversas tiragens e sair vendendo. Seria um absurdo de caro e … Seria impossível e ponto final.

Mas comecei a pesquisar sobre o assunto e está feito. Vou seguir para o lado profissional da coisa. Assim… lado profissional, mas com tudo feito em casa. Sabe como é.

Descobri que opiniões sobre o LULU são que o melhor material é o hardback mesmo e que a plataforma é mais para quem quer fazer um exemplar e guardar consigo mesmo ou dar para parentes, o que foi meu caso. E que se o autor independente quer fazer algo para vender mesmo, o Create Space da Amazon é melhor. O material do paperback é ótimo e super em conta para os leitores e… (deem pulinhos na cadeira agora) seu livro é vendido na loja da Amazon (gritinho histérico no seu ouvido agora!)

Se eu consigo imaginar meu livro sendo vendido na loja da Amazon? QUÊ? Tá de brinks! JAMAIS!

Mas estou eu lá lendo “Publicando seu livro no Create Space” e “Preparando seu livro para o Kindle”. E sim, esses dois livros existem e são e-books gratuitos para o Kindle.

Imaginar que eu vou ter que retirar depois de um ano meu livro do Wattpad me dói o coração. Já imprimi todos os comentários que eu recebi e vou guardar em uma pasta especial. Mas saber que finalmente estou levando a diante um projeto que era meu sonho é uma felicidade sem palavras.

E isso tudo começou…Ontem! Depois de cinco minutos, um belo tapa bem dado pelo meu anjo e, claro! Uma amiga, a MJ, que ficou comigo até 3 horas da manhã me dando apoio moral até eu ter clicado no checkout e..pronto! Você acabou de comprar o livro “Antes Que o Verão Acabe” e dentro de 21 dias ele será encaminhado para o endereço cadastrado.

 

 

Um comentário sobre “E Cinco Minutos Depois…

  1. Ótimas informações para autores independentes! VAI FICAR LINDO!!!!! VOU TER UM TRECO! VOU CHORAR DE EMOÇÃO! #ChegaLogoSetembro

    Bom…Não penso que seja é uma procrastinadora. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito” assim como cada um tem o SEU tempo.

    Éééé…não preciso dizer que AMO seu livro (junto com Daniel…AHHH QUERO LER DE NOVO E DE NOVO…) e tudo o que você escreve, preciso? Assim como não preciso dizer que pode contar sempre comigo pro que for…(sim, acabei dizendo X_X)

    Você tem me orgulhado muito esse ano, amiga! Eu te desejo toda sorte e sucesso do mundo com o livro e tudo mais, pois você merece! E #TamoJunto pro que der e vier 🐱

    PS: Um beijo especial pro seu anjo e pros cinco minutos 😉 hahahahaha brincadeirinha!

Deixe um comentário

