O Pirata e a Autora

johnny-depp-en-piratas-del-caribe-4

Era uma vez em um mundo onde a tecnologia não existia, uma mulher se encontrava de frente para sua máquina de escrever e era muito feliz assim, obrigada.

Eu tenho uma opinião muito segura sobre livros pirateados. Como leitora eu bem sei que não quero pagar R$50,00 por um livro que pode vir a ser minha próxima decepção e vamos combinar que ainda existem muitos livros por aí com esse preço. Isso pelo meu ponto de vista como leitora. E sei que as editoras trabalham duro e tem que pagar os empregados e o livro não fica com acabamento perfeito com um passe de mágica. Também sei que os autores querem receber pelos seus trabalhos, porque afinal escritor é profissão como qualquer outra.

Mas não culpo quem não tem dinheiro para comprar um bom exemplar com ótimo acabamento por R$69,90 e por isso querer ir atrás de um download ilegal. Tem também aquele tipo de pessoa que faz o download ilegal da obra e depois de ler as 150 primeiras páginas acaba gostando tanto do livro que vai lá e compra a obra original, também não os culpo. Ninguém merece pagar nem R$40,00 por um livro como O Enigma do Quatro por exemplo, a minha cópia mesmo está em um sebo da minha cidade e recebi R$15 em valor de troca por aquele livro maldito.

Mas hoje Jack Sparrow se tornou o vilão, infelizmente. E como autora eu fico dividida entre ficar feliz e estar triste ou melhor: estou triste, mas fico feliz, talvez seja essa a frase que expõe um pouco do que estou sentindo. Acontece que hoje descobri que a obra escrita por mim, Antes que o Verão Acabe, foi pirateada. Está em um banco de dados na internet escrito bem assim:

Antes que o Verão Acabe OFICIAL R. Dover

Deu vontade de rir. E chorar. E rir. Estou triste porque meu livro não se enquadra em nenhum quesito dos que podem se abster de culpa, a obra custa R$3 (três reais) na Amazon, eu mesmo ganho bem menos do que isso por obra e encontro o livro de graça com 28 downloads já realizados desde o dia 10 de fevereiro de 2015. Fico feliz de descobrir que 28 pessoas realizaram o download e estão lendo meu livro, mas ele não custa R$40, nem R$20, nem R$15, nem R$10, nem R$5. Ele custa três reais.

Um livro que demorei anos para finalizar, horas e mais horas de sono perdido, madrugadas com a coca-cola do lado e o barulho do teclado incessante tentando digitar todo o emaranhado de ideias que tinha dentro da mente para depois, infelizmente no país em que vivemos, ter a humilhação de colocar a própria obra a três reais e descobrir que o mesmo é “baixado” de graça.

São as pessoas que moldam uma sociedade e é a sociedade em conjunto que constrói o país em que vivemos.

Era uma vez em um mundo onde a tecnologia não era bem usada, uma mulher se encontrava de frente ao seu computador e não viveu feliz para sempre. De nada.

Deixe um comentário

