#RoadTripSouthBrazil Indo Para o Sul

IMG_4206

Pegamos uma estrada alternativa para chegar à Ponta Grossa. O preço disso foi receber ligações de cinco em cinco minutos intercalados entre meu pai e meu primo perguntando se estávamos ainda no caminho certo. Ao que parece, eles estavam bem temerosos de que poderíamos nos perder. Algo como eu ter ficado quase 2h40 perdida em São Paulo em uma viagem à praia com amigas e perguntar sobre onde eu encontraria o Rodoanel Sul, que hoje eu descobri que não existe, talvez tenham feito minha família duvidar sobre minha percepção de espaço nas estradas.

A estrada desvia de pedágios, estava em bom estado quando a pegamos em 2014 e a paisagem é de perder o fôlego. Nossa viagem estava caminhando para as primeiras fotos. Entre curvas e mais curvas de Palmital até Andirá e de lá até Santo Antônio da Platina, eram morros verdinhos, vento gelado e música alta.

IMG_4207

Paramos em Castro para conhecer a cidade. Temperatura boa de 16º durante a tarde. Conhecemos um parque com uma ponte que agora a história me foge da memória. Algo como ser a primeira ponte construída com algum tipo de material, mas esta informação não está confirmada. Fomos visitar um museu e andando a pé pela cidade, começamos a ter as primeiras impressões de que estávamos em uma cultura diferente do habitual.

IMG_4205

IMG_1781

IMG_1775

De Castro chegamos até Castrolanda. Uma comunidade holandesa que fica a menos de 20 minutos de Castro no Paraná. Ao que parece, a pessoa para ter uma casa ali precisa confirmar parentesco holandês. Uma pena que toda minha hereditariedade da Europa seja somente sangue inglês por parte de minha mãe, pois Castrolanda foi uma das vilas mais encantadoras que já conheci.

IMG_4204

Com algumas casas em volta de uma pequena praça que fica de frente com um suntuoso hotel, a vila teve como primeira impressão a quietude. Não ouvi o agito da cidade nem o rumor das pessoas. Tudo estava tão quieto ali naquele final de tarde, com as árvores já sem folhas, que parecia mais ainda que estivéssemos não em outro estado, mas definitivamente que havíamos embarcado em algum pedaço perdido da Holanda.

IMG_1830

A temperatura já havia caído para 11ºC e ali, longe de prédios e o calor da cidade, com o frescor da floresta que rodeia a vila, a sensação era de muito menos. O sol estava caindo lentamente, conhecemos o moinho da vila, considerado o maior fora da Holanda. Infelizmente, ele já havia fechado, mas ou pela diferença de paisagem ou pelo destaque de ser a primeira atração da viagem, me lembro claramente dele.

IMG_4208

IMG_4209

Ficamos curtindo o pôr do sol na praça de Castrolanda até ele sumir e encaramos os últimos minutos de estrada até Ponta Grossa.

Chegamos à casa da avó de P. e o frio estava intenso. Ou pelo menos, para três meninas que vivem em duas das cidades mais quentes do estado de São Paulo, o frio ali era algo a ser destacado. Não pelos residentes daquela casa, que alegaram ter feito um dia com uma temperatura amena.

Conheço as ruas íngremes de Ponta Grossa há tempos, mas confesso não ter nenhum restaurante na manga para dar dicas por aqui. Ao redor, há o Canyon de Castro, considerado o 4º maior do mundo, Tibagi e suas lindas cachoeiras e o Parque Estadual de Vila Velha com suas furnas, mas isto é para o final de nossa história. Atenhamo-nos a cronologia desta viagem.

Aquecemo-nos com uma sopa feita pela tia de P. e, assim que deitei no colchão, embaixo de mais três cobertores, não tive nem a consciência do quão cansada eu estava, pois dormi antes de conseguir realizar tal fato.

Sem que soubéssemos, o inverno caminhava para nos encontrar em Urubici – Santa Catarina, nossa próxima parada.

Anúncios

4 comentários sobre “#RoadTripSouthBrazil Indo Para o Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s