#RoadTripSouthBrazil Praia ou Neve?

O despertador tocou e eu fui a primeira a abrir a porta do quarto da pousada onde estávamos e receber o ar frio do inverno catarinense. Foi o dia mais gelado, a temperatura estava a beira do 0ºC, mas…  o céu… estava tão azul quanto a cor do mar, o sol brilhava feliz lá em cima e não havia sequer uma nuvem para contar a história do nosso último dia em Urubici.

Infelizes, arrumamos nossas malas praguejando o Clima Tempo que havia nos dito que as chances de neve eram altíssimas para aquela sexta-feira. Tomamos nosso último café da manhã na pousada e seguimos para o escritório da aeronáutica. Lá, nos disseram que de madrugada chegou a nevar no Morro da Igreja, mas que a chuva depois limpou qualquer vestígio. Sem previsão, achamos melhor continuar nosso roteiro.

Praia.

Pegamos a estrada para Bom Jardim da Serra, desceríamos a lendária Serra do Rio do Rastro até o litoral de Santa Catarina.

A Serra do Rio do Rastro foi considerada em 2012 uma das 10 estradas mais bonitas do mundo, lá há um mirante com toda estrutura para turistas que são do mundo todo, só quando a gente estava lá ouvindo inglês, espanhol e algumas outras línguas. O que tem de bela, também tem de perigosa. Suas curvas não são propícias para caminhões e ônibus e quando eles se aventuram por lá, o trânsito fica intenso, pois é preciso uma manobra para que eles consigam continuar a viagem.

Até chegarmos às curvas da serra famosa, a temperatura oscilou bastante – do frio gelado para o frio extremo. A paisagem durante toda a Serra Catarinense, e eu acho que falei isso em todos os posts, é um turismo a parte.

IMG_2182

Já na Serra, gastamos um bom tempo apreciando a vista maravilhosa, como o tempo estava ensolarado podemos avistar o litoral de Santa Catarina de tão alto que fica a Serra do Rio do Rastro. E depois, já descendo as curvas, como todos os outros carros, fomos bem devagar. Há três mirantes que você pode parar descendo a serra e ela termina (ou começa, dependendo de como é o seu roteiro) no município de Lauro Muller. Da cidade fomos até Tubarão, passamos por Laguna, Imbituba e subimos até Florianópolis.

IMG_2220

IMG_2235

Entramos na cidade e conhecemos uma de suas praias, nosso roteiro estava programado para conhecer várias praias de Florianópolis, mas por conta de nossa parada na Serra do Rio do Rastro que ficamos encantadas e também por conta de trânsito intenso na capital do estado, foi impossível.

Conhecemos a praia da Joaquina, a ponte Hercílio Luz e a praça que dá vista para a famosa ponte. Florianópolis nos pegou de surpresa, a cidade é altamente urbanizada e o trânsito caótico, não foi uma boa ideia ter colocado ela no roteiro, pois perdemos muito tempo.

IMG_2263

IMG_2277

IMG_2296

De Florianópolis tivemos que cortar Bombas e Bombinhas e subimos até Balneário Camboriú, que pessoalmente é uma das praias mais gostosas de se passar as férias. A cidade tem muito turismo, as praias que rodeiam são lindas, tem o Beto Carreiro que fica muito perto e a vida noturna é agitadíssima. As meninas não conheciam, então entramos na cidade e passamos o final da tarde andando na ponta da praia, perto dos bondinhos da Unipraia.

IMG_5997

IMG_2306

Jantamos em Balneário Camboriú e subimos para Ponta Grossa. Foi a fase final desse dia, pegamos estrada a noite e decidimos parar em um posto para descansar, quando – jamais irei me esquecer desse momento – MJ chama atenção minha e de P. para que olhássemos a TV da conveniência do posto, que estava transmitindo o Jornal Nacional. Na televisão, era mostrado o mapa do Brasil e um ponto foi colocado – Urubici, disse William Bonner. Imagens de uma serra branquinha e pessoas felizes. Naquela tarde, havia nevado no Morro da Igreja.

Chegamos de madrugada à casa da vó da P. e sem ter visto nem um floco de neve. Aquele dia tinha dado praia.

No dia seguinte, a cidade mais charmosa e moderna do Brasil nos aguardava: Curitiba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s